For the best experience, please upgrade to a supported browser:
XArtigos específicos dos nossos especialistas de riscos e seguros sobre como navegar durante a pandemia de coronavírus.
Coronavirus Posts
Quando as pessoas formalizaram os seus desejos para 2020 no final do ano passado, estavam longe de imaginar o que lhes iria suceder nos meses seguintes. O surto do novo coronavírus era uma notícia que afetava uma região longínqua na China, e ninguém conseguiu prever o impacto que a sua disseminação iria ter no resto do mundo.
Ler maisPerante uma circunstância de exceção, como a que estamos a viver, os dirigentes de qualquer organização estão sob enorme pressão, tendo a necessidade de tomar decisões e medidas com carácter de urgência, que podem ter um impacto muito significativo na vida das empresas e dos seus acionistas, colaboradores, comunidades e entidades com quem se relacionam, especialmente clientes, fornecedores, entidades financeiras e autoridades.
Ler maisAcompanho, todos os anos, a divulgação do The Global Risks Report (GRR), um estudo produzido pelo World Economic Forum – e do qual o grupo Marsh & McLennan é parceiro, que reflete a perceção de uma amostra significativa de entidades e profissionais, sobre os riscos que poderão afetar-nos numa escala global num prazo de 10 anos, e fornece informação preparada por especialistas dos mais variados âmbitos, fundamentada em estudos técnicos e científicos de importância relevante. Porém, fico com a sensação que apenas uma minoria dá a devida importância a este relatório.
Ler mais1. A internet encontra-se sobre a enorme pressão técnica e humana do COVID-19. Sem a rede, reduzidos a um nada não-digital, estaríamos votados ao isolamento quase absoluto e à inoperatividade, único remédio em face das limitações biológicas das coisas que adoecem e que morrem. Quase totalmente digitalizados, somos hoje bits and bytes nas salas de trabalho e lazer a que chamamos Zoom, WhatsApp e Teams.
Ler maisO COVID-19 não veio impedir apenas que pessoas e mercadorias cruzem as fronteiras. Também o dinheiro não circula da mesma forma. Além das trágicas consequências humanas da pandemia, o impacto a outros níveis está a desenvolver-se a um ritmo exponencial, nomeadamente a nível económico.
Ler maisA banca portuguesa enfrentou e superou enormes desafios nos últimos anos. Procurou capitalizar-se, reduzir custos, balcões e colaboradores, investir em tecnologia, vender crédito malparado e sobretudo focar-se em crédito de bom risco.
Ler maisAtravés do World Energy Trilemma 2019, relatório anual desenvolvido pelo World Energy Council em parceria com a Oliver Wyman, conseguimos acompanhar a evolução e a eficácia dos países, na implementação de políticas energéticas sustentáveis. Este relatório assenta em três pressupostos essenciais: segurança energética, rentabilidade e sustentabilidade ambiental.
Ler maisApós mais de 2 meses de bloqueio da nossa economia, devido às necessárias medidas de contenção da contaminação do COVID-19, parece que começamos a tentar recuperar a atividade no nosso país. É uma grande notícia!
Ler maisComo reação a uma contração fortíssima da economia nacional a partir de 2008, muitas empresas encontraram na internacionalização o caminho para a sobrevivência, e muitos profissionais abraçaram projetos fora do país, levando conhecimento e vivendo novas experiências. Empresas e profissionais adaptaram-se para sobreviver.
Ler maisNuma rápida pesquisa no mais conhecido motor de busca mundial, usando apenas as palavras chave “plano de contingência Covid-19”, verifiquei que havia cerca de 220 ligações para páginas em língua portuguesa atualizadas com estes temas nos últimos trinta dias.
Ler mais