Covid-19: Quais são as implicações no seguro de D&O?
A pandemia de coronavírus continua a desafiar a economia, afetando praticamente todas as indústrias. Tal impacto pode trazer reflexos negativos no resultado financeiro das companhias, expondo ainda mais a figura dos gestores.
O atual cenário exige uma reação rápida das organizações. A fim de dirimir os impactos do fechamento do comércio, obstrução da cadeia de suprimentos, etc., os planos de contingencia serão testados e julgados.
Sendo assim, eventuais falhas na operação poderão ser atribuídas à inabilidade de seus diretores e administradores no enfrentamento da crise.
Algumas possíveis alegações seriam:
- Falta de transparência na comunicação junto aos acionistas (empresas de capital aberto).
- Ausência de um ambiente cibernético confiável e seguro.
- Falhas nos sistemas operacionais, dificuldade de operar remotamente.
- Dificuldades de acessar seus clientes devido ao isolamento social.
- Comunicação não efetiva com seus colaboradores.
Seguros D&O e Cyber
O seguro de Responsabilidade Civil D&O visa a proteger o patrimônio das pessoas físicas que ocupam cargos com poder de gestão na empresa. A apólice cobre a responsabilidade do administrador perante a sociedade, bem como a responsabilidade civil profissional por prática equivocada do administrador perante terceiros.
Tratando-se da covid-19, caso o diretor ou administrador venha a ser questionado frente a uma eventual falha no plano de contingência da empresa, a apólice de D&O deverá ser acionada.
No caso do seguro de Riscos Cibernéticos, nunca os sistemas de gestão remota foram tão severamente testados. Neste contexto, a preocupação dos gestores com a proteção de dados das empresas tem crescido exponencialmente, criando um ambiente bastante propício para a divulgação desta nova modalidade de seguros.